A ADESA participou na cerimónia de apresentação do DECIF para o ano de 2017. A cerimónia ocorreu no passado dia 12 em Foz de Arouce, Lousã, organizada pela ANPC e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes e do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Na cerimónia foram apresentadas a estrutura, as linhas de actuação e as diferenças de meios e de organização operacional que se registam neste ano. Estiveram presentes representantes do comando e dos operacionais de todas as forças envolvidas no dispositivo, sapadores florestais, GNR (GIPS, EPF e SEPNA), bombeiros (Bombeiros Voluntários, Força Especial de Bombeiros e Brigadas Helitransportadas) e Exército, assim como autarcas, responsáveis pela Protecção Civil a nível local, e através destes, a ADESA, na pessoa da sua Presidente, Dra. Maria de Lurdes Castanheira, da Coordenação e de 2 máquinas de rasto com respectivos operadores.

Na sua apresentação, o novo Comandante Nacional Operacional realçou o trabalho desempenhado na região Centro pelas máquinas de rasto no combate directo e na consolidação de perímetros de incêndios florestais tomando-o como exemplo para o resto do território Nacional, à semelhança do que tem vindo a ser feito pelo Comandante Operacional Distrital nas suas diversas intervenções.

Após a cerimónia, decorreu uma impressionante demonstração da actuação combinada de todas as forças envolvidas. O cenário preparado simulava um perímetro de incêndio florestal onde de forma faseada se demonstrou a intervenção de cada força, nomeadamente a 1ª Intervenção, o ataque inicial com meios aéreos (helicópteros ligeiros), o ataque alargado, a intervenção das máquinas de rasto (com duas máquinas da ADESA a actuar), a largada de uma brigada helitransportada e a intervenção com ferramentas de sapador sobre a vegetação.