Comemorações do Dia Internacional das Florestas em Oliveira do Hospital

Um pouco por todo o mundo esta data é comemorada com a plantação de árvores, forma simbólica de manter alerta a sociedade para a importância das áreas florestais, tanto naturais como os resultantes da acção humana com fins produtivos.

A ADESA, coordenada pelos serviços dos municípios, participa activamente na comemoração desta data.

Em Oliveira do Hospital, o município convidou todos os agentes que integram a Comissão Municipal de Defesa da Floresta  para participar numa acção com múltiplas abordagens. A plantação com espécies autóctones, medronheiro e carvalho, de uma propriedade de Junta de Freguesia de Avô, cuja preparação do terreno, através da técnica de ripagem, esteve a cargo de um tractor de rastos da ADESA e do Operador João Cardoso. De forma paralela decorreu a operação de manutenção de uma área contígua, alvo de uma plantação no mesmo contexto há 3 anos, através da roça de matos e retancha das árvores mortas, com o objectivo de lembrar que não basta plantar, os espaços florestais necessitam de gestão regular para assegurar o sucesso das acções florestação.

Participaram nestas acções elementos da ADESA, operadores e técnico florestal, dos corpos de bombeiros voluntários do concelho, Oliveira do Hospital e Lagares da Beira, equipas de Sapadores Florestais das duas OPF do concelho, CAULE e Cooperativa dos Agricultores de Alvoco das Várzeas, equipas dos GIPS e EPF da GNR, assim como o Presidente da autarquia, Prof. José Carlos Alexandrino, o Vice-Presidente, e vereador com o pelouro do ambiente, Dr. José Francisco Rolo, e a Vereadora da Educação, Dra. Graça Silva.

Ao longo de todo o dia foram recebendo diversos grupos oriundos de várias escolas, totalizando assim centenas de alunos desde o ensino básico ao ensino superior, acompanhados pelos seus professores e auxiliares, numa grande acção de sensibilização da população escolar.

A acção foi coordenada pela Vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.ª Teresa Dias, pelo Gabinete Técnico Florestal, Eng.º José Carlos Marques e Eng.ª Catarina Henriques e por elementos da Câmara Municipal.


Galeria de Imagens